Houston, estou perdido…

Houston, estou perdido…

Não sabes bem como vieste aqui ter, não sabes poupar ou investir?! Percebes quase zero de finanças e de investimentos? Optimo, estás no sitio certo!

Olá, eu sou a “Tio Patinhas” e vou tentar ajudar-te a não deixares esse dinheiro escapar por entre os dedos E – melhor ainda – ensinar-te o bê a bá de investimentos para que possas investir sozinho do conforto do teu sofá! Ou pelo menos entenderes alguma coisa do que o teu gestor te tenta oferecer.

Então vamos por partes, qual destes te identificas mais?!

  1. Sentes que sobra mais mês que dinheiro?! Sentes que te influênciam a comprar coisas que nem usas? Juntas dinheiro nos meses que dá?! ⁣
  2. Tens dinheiro a sobrar e não sabes o que lhe fazer?! Sentes que tas a poupar sem rumo?! ⁣

Hipotese 1:

Aprende a controlar o teu dinheiro e mente! Aposto que tens sonhos mas se não consegues juntar o dinheiro como achas que os vais alcançar?! Artes mágicas ou vais encher-te de empréstimos e viver acima das tuas possibilidades?!⁣

Eu sei que nesta onda de consumismo é difícil de não ter desejos, até eu os tenho!! No entanto, teres os teus objectivos bem delineados ajuda a manter o teu foco.

Como resolver?!

Tens algumas hipoteses…

  • Anota as tuas despesas: Pega num papel e caneta OU faz download de uma app (ex: Money Manager, Monefy, Boonzi, ..) e anota TODOS – eu disse TODOS – os teus gastos. Ao fazeres isto descobres para onde o teu dinheiro escapa – que é como quem diz – descobres as despesas maiores. AHH e estás a ver aqueles levantamentos que fazes e que evaporam? Não ponhas só “levantamento” mas sim onde foi gasto esse dinheiro!

OU

  • Pega em três canetas, uma verde, uma laranja e outra vermelha. Depois pegas no teu extrato e vais analisar as despesas lá colocadas e com a caneta verde escreves “manter”, estas são as despesas para manter (ex: Renda, alimentação, etc). Com a laranja escreves “diminuir” a frente das despesas que podias diminuir (ex: será que não andas com demasiados jantarinhos fora?!) e, finalmente, com a caneta vermelha escreves “cortar” nas despesas que claramente podes cortar (ex: será que precisas de HBO + Netflix ao mesmo tempo?!).

    Sê critico e avalia bem o que REALMENTE é importante para ti!!

LEMBRA-TE: É suposto viveres, PELO MENOS, um degrau abaixo das tuas capacidades. Se o fizeres tens sempre uma folga para qualquer coisa que te aconteça e não esperavas!

Hipotese 2:

Poupas poupas mas o dinheiro fica a ganhar mofo, não sabes o que lhe fazer…

Como resolver?!

Tens de criar OBJECTIVOS/METAS para que haja um “porquê” de tanta poupança!! Estás a poupar quê?! Para uma casa? Para umas férias? Para a reforma? Para a compra de um jato privado?!

Qualquer objectivo é válido, desde que seja algo que tu REALMENTE queiras e/ou necessites (por exemplo a reforma, podes não querer agora mas enventualmente chegas lá, mais vale prevenir!)

Tens dificuldades a criar metas? Não há problema, eu tenho a solução! Basta leres este postzinho maravilha!

Ahh e pega nesse dinheiro e investe!! Descobre o teu tipo de investidor E usa o investimento que mais se adequa ao teu tipo e à data da tua meta. Não sabes qual o teu tipo de investidor? Have no fear, post que resolve isso está aqui!

Bom acho que já deu para te achares, ou assim espero, logo ide poupar ou investir sff!⁣