Melhor poupança para crianças

Melhor poupança para crianças
13 de Março, 2020 No Comments poupanca A Tio Patinhas

Tu que és papá ou mamã ou pensas ser em breve e queres fazer uma poupança para tua criança este post é para ti!

Contas bancárias possíveis

Existem mil e uma opções se queres criar uma conta para ires juntando os pilins da tua criança criando assim uma poupança aconselho a cuscares todas as opções possiveis.

Associadas a essas contas costumam existir umas poupanças e para que este post não passe só de paleio sem indicação de nada, falo de uma – já que foram outros país que me falaram desta – é a poupança cristas do Credito Agricola. Esta conta poupança conta com prémios de permanencia que aumentam a taxa de juro associada à mesma.

Pode ser uma hipotese para os pais que odeiam por o dinheiro a risco e/ou que sintam que vão precisar do dinheiro no futuro.

Certificados do Aforro e/ou Tesouro

Os já conhecidos e muito usados certificados Aforro e os do Tesouro são outra hipotese para constituir uma poupança para as crianças. Os Certificados do Tesouro actualmente estáo com as taxas melhorzinhas, no entanto, se gostam que os juros sejam reinvestidos então os certificados do aforro podem ser uma opção.

Verifiquem se podem ser feitos em nome da criança ou se terá de ser em vosso ou algo assim do género.

Não vais precisar mesmo do dinheiro? Então arrisca mais

ETF/Fundos de investimento/PPR

Já sei, já sei, lá vem esta falar da bolsa… Mas meus caros, com um espaço temporal tão grande a vossa frente para quê tanto receio? Acham mesmo que isto vai ser a 3ª guerra mundial daqui para a frente?!

“Mas PPR??” perguntam vocês… Sim!! Podes constituir um PPR sem dares uso dos beneficios à entrada E usar o dito como um se fosse um fundo de investimento mas com impostos mais baixos quando levantares o dito do dinheiro!! Ou seja, une a praticidade de teres alguem a escolher os ativos que acha melhor(como é feito nos fundos de investimento) MAS impostos mais baixos!

Já os ETFs dão-te mais liberdade para escolheres no que realmente queres investir e também umas comissões bem baixinhas!!!

Mas e se perco o meu dinheiro??

Bom, se calhar um gráfico ajudava a mitigar este medo, como tal vamos a um “caso de teste”. Imaginemos que foram papás em Agosto de 2000 e querem fazer uma poupança para a faculdade. Começaram a colocar 25€ todos os meses num ETF de um indice mundial (MSCI World) desde que a criança nasceu e em Agosto de 2018 teriam:

Evolução do portfólio entre 2000 e 2018

Ou seja, mesmo sendo um porfólio que está só exposto a ações o que provoca uma grande volatilidade ele teve uma rentabilidade média anual de ~4,5%. Isto não implica que nunca teve quebras, aliás no gráfico dá para reparar nas quedas. Mesmo assim deixo também este grafico para verem quanto realmente rendeu/perdeu em cada ano.

Como podes reparar houve sim quedas e bem acentuadas MAS recuperou sempre. Claro que nem eu nem ninguém te consegue prometer que a vai acontecer o mesmo mas históricamente falando a bolsa tem recuperado sempre das quebras.

Claro que tens de ter estômago para aguentar as quedas se achas que não tens então não invistas na bolsa.

Qual destas poupanças vais usar para as tuas crianças?

Tags
Sobre o autor

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *