Ordinárias ou preferenciais?!

Ordinárias ou preferenciais?!
24 de Janeiro, 2018 2 Comments Finanças atiopatinhas

Carissimos,

Antes que pensem que estamos aqui a falar de badalhoquices, esclareço já que hoje venho abordar mais um tema de economia. Desta vez o tema é mais virado para os investimentos, mas sempre ajuda para ficarmos mais cultos e preencher aqueles silencios com aqueles com os quais não temos nada para falar.

Hoje falamos de acções. Antes de tudo sabem o que é uma acção?! Não? Uma acção nada mais é que uma pequena parte da empresa. Oi? Fiquei na mesma, quero um exemplo! Imaginemos que uma empresa era como um fiambre ou um bolo(para os gulosos), uma acção é uma fatia desse fiambre/bolo, em que pode ser uma fatia bem fininha e pequenina ou uma bela fatia com uma avantajada grossura!

Percebido? Sim? Boa!

Agora dentro dessas ações existem dois tipos: ordinarias ou preferenciais. E quais são as diferenças entre estas? Ora quando se fala em acções, por norma, estamos a falar das ordinarias onde por cada acção existe o direito de voto e há a distribuição dos ganhos dessa acção – tambem conhecidos por dividendos – estes ganhos podem variar. Já as acções preferenciais, normalmente não existe o poder de voto e recebem dividendos fixos. Ou seja, enquanto que nas ordinarias os dividendos podem variar enquanto que nas preferencias estes ganhos são fixos.
De forma resumida é isto, se tiverem duvidas, perguntai! Caso sejam tímidos/as podem sempre cuscar este video no YouTube que também explica este tema(para alem de ter outros vídeos muito bons, podem assistir a tudo e virarem experts de Finanças!!)
Boas acções!
Tags
Sobre o autor
Leave Comment
  1. 1

    ETF: É te quem? – A Tio Patinhas

    […] das Acções? E dos Fundos de Investimento? Se não, vão lá ler num instantinho se faz favor que eu fico aqui […]

    Responder
  2. 1

    Review: DeGiro em Portugal é boa ideia? - A Tio Patinhas

    […] Ações em 30 bolsas (22 bolsas Europeias, 4 da America do Norte e 4 da Asia e Oceania […]

    Responder

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *