FINE, TAEG, Spread, TAN e Euribor

FINE, TAEG, Spread, TAN e Euribor
21 de Fevereiro, 2018 No Comments Credito Habitação atiopatinhas

Carissimos,

continuemos na nossa saga de compra de casa. Hoje o tópico é as mil e uma siglas que advém de um credito habitação e que por norma quem se aventura nestas andanças nem sabe o que quer dizer e para que servem. Desmitifiquemos então este palavreado então.


Então bora lá, o que é:

  • o Spread?! Spread nada mais é que o valorzinho que o banco põe para ganhar algo quando vos empresta cash, emprestar é muito giro mas se eles não ganhassem nada com isso não lhes era util.
  • TAN? Taxa Anual Nominal, está em todos os créditos e, como o nome indica, tem como horizonte temporal um ano. No caso de créditos com taxa variável a TAN é igual ao spread mais a euribor(por vezes ouvimos falar do indexante, neste caso costuma ser a euribor), no caso de ser fixa é.. fixa pelo banco tá claro.
  • TAEG? Taxa Anual Efectiva Global, esta amiguxa é das taxas que mais devem olhar nos empréstimos, visto que ela inclui os custos todos, não é fofa?
  • Euribor? Mais uma taxa, esta é aquela que ouvimos recorrentemente e falamos nos elevadores sem saber bem o que é. Não passa de uma média de juros cobrada pelos bancos na Zona Euro entre si para se financiarem, ou seja, eles emprestam dinheiro uns aos outros com taxas variáveis, fazendo a média, e puff nasce a euribor(qualquer coisa assim do género).

Quando forem aos bancos pedir um empréstimo eles vão entregar-vos umas folhinhas com paleio bom para uma noite de insónias, essa ficha com informações sobre o empréstimo chamam-se FINE(antigamente era só FIN) e quer dizer Ficha de Informação Normalizada Europeia. Ela tem toda a informação, para não morrerem de tédio descubram a TAEG e olhem para o MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor – que tem o total que vocês vão pagar no fim do empréstimo, com tudo incluído, sejam eles seguros e outras tralhas que costumam ser contratadas com os empréstimos.

 

No contas poupança existem dois vídeos muito interessantes, podem assistir aqui e aqui.

Bons empréstimos!

Tags
Sobre o autor

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *