A Tio Patinhas
A ser forreta desde nascença
Caríssimos,
Estavam a falar com uns colegas e eles disseram que investem em ETFs? Nos jornais/revistas só reparam em tópicos sobre isto? Nunca ouviram sequer falar mas querem ler à mesma o post porque são uns fofinhos? Então siga, hoje falamos de Exchange Traded Funds – ou em português fundos cotados. E prometo que isto vai ser fast fast que tenho uma consulta às 5 vou ter que abandonar…
Lembram-se das Acções? E dos Fundos de Investimento? Se não, vão lá ler num instantinho se faz favor que eu fico aqui a espera…
Já tá? Boa! Imaginemos agora que estes dois tem um caso amoroso fogoso e desse caso nasce o que?! Um ETF! De uma maneira bem leiga um ETF é basicamente uma espécie de fundo de investimento mas que pode ser negociado em bolsa tal como as acções.
Muitos destes – atenção que há uns que gostam mais de “por a mão na massa” e fazer uma gestão mais activa e não passiva – tentam replicar um índice1 e ter um desempenho semelhante a este sem que seja necessário haver um gestor a fazer contas e malabarismos para se decidir no que comprar. Assim sendo uma grande vantagem destes perante os ditos fundos de investimento é que estes tem custos muito baixos e é também mais fácil diversificar os investimentos, visto existirem vários no mercado.
Nesta pagina da BlackRock podem ler mais sobre estes bebezinhos e irem investigando se são um bom investimento para vocês. MAS lembrem-se, nunca ponham todos os vossos ovos no mesmo cesto, toca a diversificar!
Gostavam que falasse mais sobre estes meninos?!
Bons ETFs!
1 – Um índice basicamente é um grupo de acções. Quando ouvimos na TV o PSI-20 desceu/subiu, isto quer dizer que o grupo de acções contidas nesse índice subiu ou desceu ou um mix mas que deu no resultado geral um dos dois. Este índice é o Português e tem as 20 maiores empresas Portuguesas cotadas na Euronext.
Review: DeGiro em Portugal é boa ideia? - A Tio Patinhas
[…] Exchange Traded Funds (ETFs): Tens acesso a 19 bolsas diferentes. […]
Vítor Mendonça
Olá, descobri o teu Instagram e blog a pesquisar por finanças pessoais.
Há algo que não percebo sobre etfs e não sei se me consegues ajudar a perceber.
Vou dar o exemplo meu.
Tenho investimento em plataformas p2p, sei o risco que corro de perda de capital parcial ou total, mas também vejo a entrar todos os meses X referente ao capital pago + juros.
Em etf como funciona? Compras um etf por 100e, só ganhas algo se o venderes por 110 ou mais ou também tens algo retorno mensal/anual?
A Tio Patinhas
Ou com a venda ou recebendo dividendos (há etfs que distribuem dividendos)