Englobamento no IRS, afinal o que é?

Englobamento no IRS, afinal o que é?
25 de Novembro, 2019 No Comments IRS A Tio Patinhas

Caríssimos,

Se há palavra que anda na berra actualmente é “englobamento” mas, afinal, o que quer dizer? O que implica? O que pode mudar no teu bolso?! É o que vamos descobrir neste post!

O que é o englobamento no IRS?

Ora se pensarmos na palavra englobamento ela vem de englobar, ou seja, vamos agrupar algo. Como estamos a falar do IRS quer dizer que vamos aglomerar tudo o que é ganhos – salários, rendas, juros, mais valias, etc.

O englobamento apareceu agora?!

Não. Na realidade ele sempre existiu apenas é opcional. Ou seja, quem queria englobava os seus rendimentos todos, quem não quisesse – no caso de não ser favorável – optava por não fazer o englobamento.

Por norma é mais vantajoso englobar para quem tenha poucos rendimentos, leia-se quem fique dentro do primeiro escalão do IRS OU quando a subtração entre mais valias e menos valias fique num valor negativo.

Relembro que quem opta por englobar tem de englobar TUDO dentro dessa categoria. De salário, mais valias, juros de depósitos a prazo… Tudo mesmo ok?! Logo façam as contas para ver se compensa!

Englobamento parece-me bem, qual é o stress?!

Se fizeres as contas verás que esta medida só será vantajosa para quem ganhe um valor baixinho. A Deloitte fez algumas simulações e chegou a conclusão que alguém que tivesse um salário de 630 euros e que receba de rendas 50 euros por mês, em vez de pagar 168 euros de imposto passaria a pagar 269,04 euros.

Ainda não há decisão final!

Calma, antes de qualquer pânico relembro que esta medida AINDA NÃO FOI APROVADA!

Primeiro houve noticias que era apenas para rendimentos prediais (rendas de imóveis) depois que era apenas seria para quem não tivesse com rendas acessíveis, enfim decisão final não há. No entanto, no programa eleitoral do PS – partido eleito sem maioria – constava que seria uma das medidas caminhar para o englobamento dos vários rendimentos.

Conclusão: É esperar e ver no que dá!

Bons englobamentos!

Tags
Sobre o autor

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *