Como poupar mais! – Controla ao cêntimo

Como poupar mais! – Controla ao cêntimo
21 de Julho, 2019 Comentários fechados em Como poupar mais! – Controla ao cêntimo Sem categoria A Tio Patinhas

Queres poupar mais mas não sabes como? Sobra mais mês que dinheiro? Queres controlar esse bicho estranho chamado dinheiro?! Não te preocupes, é facil! Vais ser alto expert depois deste post, aliás o mais dificil nisto tudo é: aplicar o que é aqui dito.

Primeiro passo

Primeiro há que saber quanto entra e quanto sai. Oi? Como vou saber isso? Bom quanto entra deve ser relativamente simples basta saberes quanto ganhas (seja salario, trabalhinhos extra, rendas de casas alugadas que tenhas, o dinheiro que a tua avó te dá e tu ainda aceitas, investimentos, etc) e quanto sai tens um leque de opções para vários gostos:

Como controlar o dinheiro e poupar mais

  • Papel e caneta: Simples, rápido e eficaz! Um simples papelinho onde anotas todas as tuas despesas é suficiente para conseguires controlar o teu rico pilin. Se quiseres um papel mais fancy podes fazer o download gratuitamente deste.
  • Excel: Para os adeptos de coisinhas mais arranjadinhas podes controlar tudo com um excel, podes fazer à tua medida, bem simples ou mais elaborad. Mais uma vez fica aqui um que podes fazer download gratuitamente e ver se gostas!
  • Apps: És daqueles/as que anda sempre de telemovel no punho? Então, uma aplicação pode ser a solução para ti! Aqui tens um batalhão delas, desde Boonzi (aplicação portuguesa e que dá também para computador), Monefy, Wallet… As hipoteses são tantas que até podes testar duas ou três e ver qual te enche as medidas.
  • Kakebo/Bullet journal: Há um livro denominado Kakebo que te ajuda a controlar o teu dinheirinho o único “problema” é que é pago. Caso queiras, poderás adquirir o dito na Wook, Fnac ou afins. No entanto, se a forretice se apoderar de ti podes sempre anotar tudo no teu bullet journal! E lembra-te que um bullet journal não precisa de ser caro, basta um caderno que tenhas ai por usar e já está!

Controlei o dinheiro, agora como posso poupar mais?

Tens a certeza?

Controlaste mesmo tudinho? Mesmo aqueles levantamentos de 20€ que teimam em desaparecer? Anotaste onde foram gastos tais 20€? Sim tens de saber para onde eles foram!! E não venhas dizer que é excessivo ou que ficas sem vida assim… Sem vida é andares de corda na garganta e a esticar dinheiro de onde ele não existe!

O que fazer com a informação recolhida?

Já sabes exactamente quanto entra e sai? Então agora podes ir olhar para esses valores e pensar: Será que estou a gastar em demasia em alguma coisa? Onde posso cortar agora para benificiar mais tarde? Refrigerantes a mais? Copos que não precisas? Artigos de papelaria? Demasiados brunches e jantares?

Repara que para pouparmos convem sabermos para o que queremos poupar. Sem objectivos não vais ter força para continuares. Pode ser poupar para uma viagem, para o IMI ou seguros de carros/casas, para a entrada de uma casa/carro, para a reforma, até pode ser para comprar um livro… Cria objectivos de todos os tamanhos, que sejam REALMENTE importantes para ti!

Conclusão

Agora é só te lançares feito o/a louco/a das finanças e controlares o teu dinheiro para que ele não te controle a ti!

Bons controlos monetários

Sobre o autor